
Maria Clara Campanini Publicado em 29/07/2024, às 15:21
A cidade de Cubatão entrou em estado de atenção pela qualidade do ar nesta última sexta-feira (26), segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O aviso é para a Vila Parisi, com variações de classificações entre ruim e muito ruim no final de semana.
De acordo com a Cetesb, a má qualidade do ar se deve ao alto volume de material particulado (MP10) e às condições climáticas, que desfavorecem a dispersão de poluentes.
Para pessoas com doenças cardíacas e pulmonares, idosos e crianças, é recomendado evitar esforço físico ao ar livre. A população em geral também deve evitar esforços.
Em Cubatão, na região metropolitana, a qualidade do ar é considerada moderada. Com isso, pessoas com doenças respiratórias podem apresentar cansaço e tosse seca.
No Vale do Mogi, a qualidade do ar está classificada como moderada após ter sido considerada ruim. Pessoas com doenças cardíacas, respiratórias, idosos e crianças podem ter sintomas graves, e a população em geral pode experimentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
De acordo com a Cetesb, a Agência Ambiental de Cubatão tem um plano para essa situação e medidas já estão sendo tomadas.
Segundo a Prefeitura de Cubatão, que acompanha os relatórios de qualidade do ar, os impactos são maiores na área industrial, não tendo grande impacto na região residencial.
De acordo com o órgão, isto não deve ser usado como parâmetro único, pois pode variar de acordo com o clima e o tráfego.





