
Alanis Ribeiro Publicado em 28/07/2024, às 15:01
Uma cadela morreu após ser abandonada viva dentro de um saco plástico em uma caçamba de lixo na quarta-feira (24), na na Rua Projetada 1, no bairro Sítio do Campo, em Bertioga.
O animal foi descoberto pela diarista Edimaria Nascimento Carmo, de 41 anos. Ela relatou que um vizinho, acompanhado de dois adolescentes, estava mexendo na caçamba de lixo e percebeu algo incomum dentro de um dos sacos. Edimaria decidiu esperar para ver do que se tratava e ficou chocada ao descobrir que se tratava de uma cadela.
“Ajudei a tirar da caçamba, aí a gente abriu o saco e deu água para ela”, afirmou Edimaria, que ligou para o serviço de zoonoses para pedir ajuda, mas foi orientada a filmar a situação e mandar via WhatsApp, onde não foi atendida, disse ao g1.
A diarista explicou que a cadela estava se debatendo quando foi encontrada, mas infelizmente faleceu algumas horas depois.“Eu fiquei lá um tempo com ela, tentei dar comida, tentei dar água e ela não conseguia. Daí acabou falecendo lá mesmo no local”, relembrou.
Apesar de ter acionado a equipe de zoonoses da cidade no mesmo dia, teve um retorno somente no dia seguinte dizendo que deveria levar a cadela até o setor.
“Não entendi o porquê de não socorreram porque é um animal. Quem fez isso não é um ser humano. A pessoa que fez isso merecia ser punida, só que não tem como encontrar, porque todo mundo joga lixo lá e estava no saco preto”, lamentou.
Prefeitura
Em nota para o g1, a Prefeitura de Bertioga informou que a solicitação de resgate ao animal foi enviada após o expediente. Por isso, foi atendida na manhã de quinta-feira (25).
Ainda segundo a administração municipal, a Secretaria de Saúde tem investido no bem-estar animal. “As obras do inédito hospital veterinário e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses estão em ritmo acelerado para, em breve, contar com um local mais confortável e completo para atendimentos. Os trabalhos estão sendo realizados em um espaço de aproximadamente 1.000 m², o que corresponde ao triplo da antiga estrutura”.
Também em nota, a prefeitura ressaltou que o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, conforme legislação federal 9605/98 e 14. 062/20. “O município de Bertioga, em 1996, sancionou a Lei Municipal 105/96, também prevendo as situações de abandono”.





