
Karina Faleiros Publicado em 11/06/2024, às 11:44
No litoral de São Paulo, algumas praias já contam com acesso restrito mesmo sem a PEC, que visa a privatização das praias, ser sequer votada no Senado.
Na praia de Tijucopava, em Guarujá, na primeira tentativa de acessá-la, o segurança do loteamento residencial particular não abriu a cancela porque a estrada está interditada desde fevereiro para reparos.
No loteamento vizinho, onde outro funcionário perguntou qual quadra e lote seriam visitados, informaram que se tratava da faixa de areia, pediu o RG do motorista e contou quantas pessoas estavam no carro antes de entregar um crachá com o número de uma das 65 vagas do estacionamento.
Apesar de não haver cobrança, os frequentadores sentem que não é uma área livre pública. A reportagem do Jornal Diário do Litoral foi até quatro empreendimentos imobiliários nos quais a vigilância de proprietários é legalizada e se apresenta de forma ostensiva.
O controle de acesso é delegado aos proprietários e esse poder tem respaldo em legislações ambientais, de acordo com a prefeitura.




