
Marina Milani Publicado em 05/06/2024, às 09:18
Os lutadores de Santos, no litoral de São Paulo, terão um novo espaço de referência para a prática de diversas modalidades de artes marciais, incluindo judô, taekwondo, caratê, luta olímpica (wrestling), boxe e jiu-jitsu. Este novo Centro de Lutas será instalado em um bloco do Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), popularmente conhecido como “Castelinho”.
O investimento para as obras é de R$ 1.595.772,06, financiado pelo Governo Federal através do Ministério dos Esportes. Os serviços de reforma estão sendo executados pela JEA Construtora e Incorporadora.
O edifício, localizado no bairro Vila Mathias, está sendo reformado pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) para oferecer um espaço exclusivo com toda a infraestrutura necessária para as modalidades de luta. A previsão é que o local possa atender 800 pessoas, incluindo atletas de alto rendimento e iniciantes.
A reforma do prédio histórico inclui:
A obra já começou com serviços de limpeza e demolição. A engenheira da Seobe, Bruna Carla Cerri Cunha, destacou que após as demolições e limpezas, serão iniciadas as instalações hidráulicas e a restauração da fachada, que é uma construção histórica protegida pelo Condepasa.
A gestão do Centro de Lutas será responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Segundo o secretário Gelasio Fernandes, o espaço será utilizado tanto para a formação de novos atletas quanto para o treinamento de atletas de alto rendimento da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes). O centro oferecerá aulas gratuitas à população santista.