
Karina Faleiros Publicado em 28/05/2024, às 11:20
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recebeu uma multa de R$ 1.535.436,00 da Prefeitura de Guarujá (SP), pelo rompimento reincidente da tubulação de esgoto no Túnel Juscelino Jubitscheck, na Vila Zilda.
Essa é a quarta vez que o local enfrente ocorrências semelhantes, desde 2020. Após o rompimento da tubulação de esgoto no último domingo (26), o túnel foi interditado. De acordo com a prefeitura, a estimativa é que os reparos da Sabesp sejam concluídos até terça-feira (28) para liberação do tráfego de veículos.
Segundo o g1, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) acompanha a situação que, além dos riscos à qualidade sanitária da rede puvial, causa impactos significativos na mobilidade urbana.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), também foram acionadas pela administração municipal.
O túnel foi interditado pelo mesmo motivo, no último dia 14, o que o deixou alagado e intransitável. Por conta disso, a administração municipal multou a Sabesp em R$ 767.718,00.
Segundo o secretário da Semam, Ricardo de Sousa, o valor da sanção é duas vezes maior que o da primeira notificação, baseado no Código de Posturas Municipal, regulamentado pela Lei Complementar 44/1998.






