
Marina Milani Publicado em 10/05/2024, às 09:09
O Consórcio Novo Litoral foi anunciado como vencedor do leilão do Lote Litoral Paulista, que concede à iniciativa privada trechos cruciais das rodovias Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga e Padre Manuel da Nóbrega e contará com o sistema free flow.
A proposta do consórcio incluiu o maior desconto no valor da contraprestação, com uma redução de 10,17%, superando a oferta de outras concorrentes, como a empresa espanhola Acciona, que ofereceu um desconto de 1% sem apresentar contra-proposta.
O consórcio é composto pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), atuante no setor de infraestrutura, e pela construtora Laços Detetores e Eletrônica (CLD), especializada em empreendimentos e construção.
A concessão, estabelecida como Parceria Público-Privada e com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões para melhorias estruturais e intervenções nas rodovias. A fiscalização contratual ficará a cargo da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O trecho concedido abrangerá 213 quilômetros, atravessando diversas cidades, incluindo Arujá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, além de Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu, no litoral.
Na região do Alto Tietê, estão previstos três pórticos de cobrança de pedágio no formato free flow, dois localizados na Mogi-Dutra e um na Mogi-Bertioga. Este sistema permite a cobrança de pedágio sem a necessidade de praças de pedágio, agilizando o fluxo de veículos.






