
Manoela Cardozo Publicado em 19/03/2024, às 09:54
Nesta terça-feira (19), os artesãos de todo o Brasil celebram o seu dia em homenagem a São José, seu padroeiro, reconhecido como “aquele que trabalha com as mãos”.
Conforme informações da Prefeitura, a categoria, que encanta a sociedade com suas habilidades manuais, ganha destaque não apenas pelo seu talento, mas também pelo papel crescente na economia nacional.
Regulamentada por Lei Federal em 2015, a profissão abrange cerca de 8,5 milhões de artesãos no Brasil, em sua maioria mulheres que vivem da própria produção.
O setor representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), movimentando aproximadamente R$ 50 bilhões anualmente.
Em Santos, o Dia do Artesão é celebrado oferecendo oportunidades para mais artesãos integrarem duas tradicionais feiras de economia criativa da cidade: a FeirArte, considerada a primeira feira de rua do gênero no Brasil, e a Feito em Santos Valongo.
As inscrições estão abertas até 29 de março, e os participantes devem escolher entre as modalidades oferecidas e enviar os documentos exigidos para o processo de seleção.
A FeirArte Boqueirão, realizada aos sábados à noite, oferece 23 vagas, distribuídas entre artesanato e design, artes plásticas e suvenires.
A FeirArte Aparecida, ocorrendo aos domingos à tarde, também oferece 23 vagas com a mesma distribuição.
Além disso, a Feito em Santos Valongo oferece mais sete vagas, divididas entre artesanato e design, artes plásticas e suvenires.






