
Alanis Ribeiro Publicado em 04/02/2025, às 16:29
A Defesa Civil do Estado renovou o aviso sobre a previsão de chuvas intensas, que devem persistir até esta quarta-feira (5). As áreas que terão os maiores acumulados de chuva são a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.
Outras regiões que podem ser afetadas são, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, além da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Diante desse cenário preocupante, o gabinete de crise permanecerá em operação até quarta-feira (5), funcionando presencialmente das 14h às 22h. O objetivo é continuar a supervisão das condições climáticas e coordenar as ações emergenciais necessárias.
Entre as recomendações da Defesa Civil estão:
O monitoramento é realizado em tempo real, e novas orientações poderão ser emitidas conforme o desenvolvimento da situação climática.
Desde a noite da última sexta-feira (31), a Defesa Civil também utilizou o sistema cell broadcast para emitir alertas em seis regiões do estado. Cidades como São Paulo, Guarulhos e Santos receberam avisos sobre alagamentos e pontos críticos.
No último domingo (2), o governador Tarcísio de Freitas participou das atividades do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, que está prestando assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas do fim de semana. Ele anunciou que o governo já enviou 8.853 itens de ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, colchões, kits de limpeza e higiene pessoal, roupas, brinquedos e água para diversas cidades impactadas. As entregas foram iniciadas no sábado, após os primeiros relatos de emergência.