
Karina Faleiros Publicado em 30/01/2025, às 10:11
O tempo máximo de espera para embarque das duas principais travessias de balsas litorâneas, caiu 52% em relação ao mesmo período da temporada anterior (2023/2024).
Com redução significativa no tempo máximo de embarque durante o verão, segundo dados do Departamento Hidroviário (DH), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do estado de São Paulo (Semil), este período é considerado de alta demanda da Operação Verão, na travessia Santos-Guaujá, que lidera em volume de veículos, no litoral de São Paulo.
De acordo com o governo de São Paulo, a modernização das travessias inclui melhorias nas estruturas de embarque e desembarque e na gestão de filas, com investimentos significativos. Em Guarujá, foram entregues a reforma da estação de Vicente de Carvalho, com investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do flutuante DH-IV, que demandou R$ 8 milhões.
Esta estrutura conta com duas passarelas, 250m² de superfície e capacidade para operações simultâneas de embarque e desembarque. Também no início de 2024, foram concluídas obras de construção do flutuante DH III, em Ariri, com investimento de R$ 4,2 milhões.
Já na travessia São Sebastião-Ilhabela, a segunda em volume de demanda, as obras de reforma dos flutuantes das duas cidades foram concluídas no ano passado, com investimento de R$ 13,8 milhões.
A estação da praça da República, em Santos, está em fase final das obras, que contam com investimento de R$ 8,2 milhões, de acordo com informações do governo de SP.





