
Karina Faleiros Publicado em 14/03/2025, às 11:29
Uma Toninha, uma espécia única de golfinho em ameaça de extinção no Brasil, e possivelmente a mais ameaçada da América do Sul, foi encontrada morta com uma rede enrolada no bico em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Biopesca para necropsia. A carcaça do animal foi encontrada na faixa de areia do bairro Tupi, no início da tarde de quarta-feira (12). De acordo com o Instituto, a toninha estava em avançado estado de decomposição.
Segundo o Ministério de Meio Ambiente (MMA), a toninha foi classificada como Criticamente em Perigo (CR) para extinção na portacia nacional de espécias ameaçadas. Segundo o Instituto, ela é vulnerável às atividades humanas pelo habito costeiro, em particular a pesca.
Além disso, a toninha habita em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, em profundidades de até 30 metros. A toninha pode ser identificada pelo pequeno porte e pela cabeça longa e fina, com mais de 200 dentes. Segundo o g1, a coloração pode varia4 entre tons de marrom, cinza e amarelo.