
Karina Faleiros Publicado em 22/10/2024, às 10:14
O HIV, sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico e enfraquece progressivamente as defesas do corpo, tornando-o vulnerável a infecções oportunistas e doenças graves.
Foi constatado que as pessoas infectadas com o vírus a partir da doação de órgãos contamiados no Rio de Janeiro, irão precisar de acompanhamento médico constante e por toda a vida. Os seis pacientes que receberam transplantes de rins, coração, fígado e córneas, devem receber medicamentos para controlar o vírus e manter as defesas do corpo contra doenças e infecções.
O PCS Lab Saleme, laboratório que emitiu laudos falsos negativos e resultaram na doação de órgãos contamiados, está sob investigação. Quatro pessoas foram presas. Caso não tenha sido identificada a infecção por HIV de forma precoce e iniciado o tratamento correto com antivirais, a doença pode dificultar a recuperação desses pacientes.
Especialistas agiram que o HIV aumenta o risco de os pacinetes desenvolverem infecções comuns, como gripe, mas que para eles serão muito graves, porque o sistema imunológico do corpo vai estar fragilizado.






