
Alanis Ribeiro Publicado em 16/02/2025, às 18:59
Um adolescente, de 12 anos, foi resgatado em situação crítica de afogamento na Praia do Pernambuco, em Guarujá, no último sábado (15). Morador de Guarulhos, o jovem precisou da rápida intervenção dos serviços de emergência.
Conforme relatado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), os guarda-vidas foram os primeiros a chegar ao local e, em uma demonstração de coragem, carregaram o adolescente até uma rocha próxima, onde aguardaram a chegada do helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Enquanto aguardavam a aeronave, as condições do mar se deterioraram, com ondas intensas que forçaram os guarda-vidas a retornarem ao mar com o menino. Durante essa fase crítica, as tentativas de resgate por meio do cesto do helicóptero foram frustradas devido ao mau tempo, tornando a missão extremamente arriscada.
Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu levar o jovem para uma área mais segura da costa. Finalmente, ele foi colocado a bordo do helicóptero Águia e transportado para atendimento médico.
A Prefeitura de Guarujá comunicou que, após o resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros, o adolescente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da Enseada e registrado no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, sendo posteriormente transferido para o Hospital Santo Amaro.
O menino passou por avaliação médica devido à suspeita de broncoaspiração. Felizmente, ele respondeu bem ao tratamento e recebeu alta hospitalar com prescrição de antibióticos e orientações para retornar à unidade de saúde caso surgissem novas necessidades.


