
Bianca Novais Publicado em 01/07/2024, às 16:17
Depois de mais de dois anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) implanta bandeira amarela. O brasileito terá que pagar a paritr de julho R$ 1,88 por cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. O motivo do aumento é por conta da falta de chuva nos próximos dias e por conta da sustentabilidade do funcionamento de usinas térmicas, que são mais caras do que as renováveis.
“Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”,diz a Aneel.
As bandeiras tarifárias são represenatdas pelas cores verde, amarela e vermelha, e possuem os seguintes significados:Cor verde: Menor custo;Cor amarela: Há um pequeno acréscimo na tarifa de energia elétrica;Cor vermelha: Maior custo.
“Dessa forma, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, diz ANEEL.