
Karina Faleiros Publicado em 05/11/2024, às 12:50
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizará as eleições da OAB SP, neste ano, de forma 100% online. Marcado para o dia 21 de novembro, a advocacia paulista escolherá as novas diretorias da OAB SP, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASP), conselheiros estaduais e federais (efetivos e suplentes) e as diretorias de 257 Subseções em todo o estado.
Com votação totalmente online, o objetivo é democratizar acesso ao pleito aos mais de 380 mil advogadas e advogados inscritos na entidade, e garantir conveniência – uma vez que os votantes poderão escolher seus candidatos de qualquer lugar do mundo -, agilidade e transparência ao processo eleitoral.
Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, o presidente da Comissão Eleitoral da OAB SP, Márcio Kayatt, explicou detalhes aos ouvintes.
“Fazer as eleições de forma online leva a democracia para dentro da casa, para dentro do celular, para dentro do tablet dos advogados. É uma forma de você ampliar o acesso dos advogados que até a última eleição tinham que se deslocar até uma sessão de votação, com todas as dificuldades que isso representa. Tinham que parar as suas atividades, parar o trabalho. Pegar trânsito, ter que parar o carro, enfim, pegar uma condição”, explica.
Ele relata que além dessa facilidade, essa eleição trará uma redução de custo significativa para o OAB, por conta de não haver a necessidade de se locomover para votar no local, uma vez que nas eleições passadas, as pessoas contavam somente com essa condição.






