
Karina Faleiros Publicado em 01/10/2024, às 12:20
Nos dias 28 e 29 de setembro, o curso EOP (Estágio de Operações Policiais), contou com a participação de 22 Guarda Civis Municipais de Santos, incluindo cinco mulheres, realizado no Departamento de Operações Estratégicas (DOPE) da Polícia Civil de São Paulo.
A capacitação inédita é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Estado de São Paulo, visando aprimorar as habilidades técnicas e operacionais da GCM. Com coordenação do Supervisor do Grupo Especial de Reação (GER), Delegado Dr. Alexandre Oliveira, o curso compartilhou técnicas essenciais como abordagem de suspeitos, controle físico, noções de balística e retenção de armas, além de ocorrências com explosivos e atendimento pré-hospitalar tático.
O GER, referência nacional em operações de alto risco, compartilhou com os guardas de Santos métodos avançados aplicados pelas forças de elite da Polícia Civil, de acordo com o Boqnews.
“É a primeira vez que a GCM de Santos, por meio da Secretaria de Segurança Pública, proporciona um curso tão completo e técnico, ainda mais com o respaldo de um grupo de elite como o GER. Esse aprendizado coloca a GCM em outro patamar, tornando nossas ações de prevenção muito mais técnicas e eficientes”, citou o GCM coordenador Castanha, com dez anos de experiência na corporação.





