
Manoela Cardozo Publicado em 11/03/2024, às 09:46
A Prefeitura de Praia Grande declarou estado de emergência em saúde pública para a dengue na última sexta-feira (08), com validade de 180 dias.
De acordo com a Prefeitura, a medida tem como objetivo reforçar e ampliar os esforços municipais na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A decisão segue o decreto emitido pelo Governo do Estado de São Paulo na última terça-feira (05) e autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias para uma resposta imediata da administração municipal no enfrentamento das arboviroses urbanas.
Isso inclui a contratação temporária de pessoal, se necessário, a mobilização de pessoal e equipamentos de outras secretarias para ações conjuntas, visitas a todos os imóveis públicos e privados, e ingresso forçado em imóveis abandonados ou recusados pelos proprietários para inspeções.
A prefeita Raquel Chini assinou o decreto e também criou o Centro de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas de Praia Grande (CEAU-PG), que envolve várias secretarias, instituições de saúde e órgãos públicos. O objetivo do centro é intensificar as atividades educativas junto à população.
A primeira reunião do CEAU-PG foi realizada na tarde desta sexta-feira no Paço Municipal, onde foi apresentado um panorama da situação atual da dengue na cidade e discutidas medidas para aumentar as atividades de conscientização e prevenção.






