
Marina Milani Publicado em 18/08/2024, às 19:31
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, iniciará as inscrições para matrículas antecipadas e transferências de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Unidades Municipais de Educação (UME) para o ano de 2025. As inscrições podem ser feitas, de forma presencial ou remota, a partir das 9h de segunda-feira (19).
O período de inscrições é destinado aos alunos que ainda não estão matriculados na rede municipal e àqueles que desejam trocar de unidade. O processo de inscrição ocorrerá até 13 de setembro, com atendimento nas próprias UMEs ou no site da administração, nos seguintes horários:
Para realizar a pré-inscrição, os responsáveis devem apresentar:
Na efetivação da matrícula, que ocorrerá entre 4 e 14 de novembro, será exigida também a carteira de vacinação atualizada da criança. Crianças com deficiência ou que possuem irmãos na escola escolhida terão preferência, além de ser respeitada a ordem das inscrições.
Caso não haja vagas disponíveis na unidade de inscrição, os alunos do jardim e da pré-escola serão encaminhados para outra UME ou entidade subvencionada. As inscrições terão validade até 31 de dezembro de 2025 e devem ser renovadas ao final do prazo.
Candidatos à vaga para a Educação Infantil:
Para inscrição no Ensino Fundamental e EJA, deverão ser apresentados:
Nestas modalidades, não será necessária a efetivação das matrículas. A divulgação do resultado da matrícula antecipada ocorrerá a partir do dia 2 de dezembro e seguirá os mesmos critérios estabelecidos para a Educação Infantil.
Na ausência de vagas na escola pretendida, o aluno será encaminhado para outra UME ou Escola Estadual, que servirão como postos de inscrição e informações para participar do processo de matrícula no Ensino Fundamental.
Para os responsáveis dos alunos que desejam trocar de unidade e que estejam com matrícula ativa em 2024, com continuidade de curso na unidade para 2025, devem solicitar a troca durante o mesmo prazo, de 19 de agosto a 13 de setembro.
Além disso, o período de vagas remanescentes para os candidatos fora da rede pública e que não se inscreverem no prazo será divulgado posteriormente, devendo os responsáveis pelos alunos comparecer à UME de interesse.