
Maria Clara Campanini Publicado em 23/07/2024, às 16:29
Uma nova onda de calor vai começar em pleno inverno em boa parte do Brasil, incluindo o litoral de SP. O fenômeno deve durar apenas dois dias. Com a vinda do calor, muitos confundem com outra ação climática muito comum: o veranico.
Muitas pessoas confundem esses eventos climáticos; porém, apesar de serem parecidos, não são a mesma coisa.
Onda de calor
É um período de temperaturas altas prolongadas em determinadas regiões e épocas do ano. O evento pode durar alguns dias a várias semanas, e as temperaturas geralmente estão acima da média.
Veranico
O veranico é um período que ocorre durante o outono e o inverno. O clima é quente e seco e ocorre em regiões mais frias do país. As temperaturas são parecidas com as do verão, mas ocorrem durante o inverno.
Confira as diferenças
Durante a onda de calor, o impacto do aumento de temperatura é mais significativo. No veranico, o aumento de temperatura ocorre durante as tardes, enquanto madrugadas e manhãs continuam frias. Ambas podem ter o mesmo tempo de duração.
Entenda os riscos
Esses eventos atrapalham a formação de chuvas, fazendo com que a umidade relativa do ar caia consideravelmente, deixando o ar mais seco. É recomendado que, nestes períodos, utilizem-se roupas leves, beba-se bastante água, use-se filtro solar e permaneça-se em ambientes frescos. Além disso, deve-se evitar exercícios físicos nos períodos mais quentes do dia.




