
Karina Faleiros Publicado em 31/03/2025, às 12:47
A campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta terça-feira (1), em Santos, no litoral de São Paulo, das 9h às 16h, nas policlínicas da cidade (exceto Martins Fontes, Valongo e Vila Nova).
Em 2025, o Ministério da Saúde incluiu dois grupos obrigatórios pra o recebimento da vacina: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e os idosos a partir dos 60 anos. Em Santos, eles representam 25% da população.
Porém, outros grupos, considerados prioritários, poderão garantir a sua vacina em Santos a partir de terça, como casos de puérperas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e professores, profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários, trabalhadores dos Correios, população carcerária e os funcionários do sistema prisional.
Além disso, também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indígenas e quilombolas. A estimativa é que, ao todo, cerca de 270 mil pessoas em Santos façam parte destes grupos. Para chegar a toda essa gente, várias estratégias serão adotadas. Haverá dia D de vacinação (data em definição), aplicação de doses em eventos da Prefeitura e nas unidades municipais de ensino.
Se a pessoa já se imunizou contra a gripe no ano passado, deve ser vacinado novamente, pois se trata de imunizante atualizado de acordo com as mutações dos vírus Influenza que mais circularam no último ano. A dose é trivalente, ou seja, protege contra os vírus Influenza A H1 N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.






