
Karina Faleiros Publicado em 15/05/2024, às 11:04
Durante a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o contribuinte pode destinar até 6% do imposto para fundos do governo gaúcho e de municípios do estado vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e fundos vinculados ao Estatuto do Idoso.
Após preencher a declaração, o contribuinte consegue identificar o estado e até a cidade onde os fundos atuam. A opção para doar a projetos sociais só está disponível para quem preenche a declaração completa, sendo vedada a doação por quem entrega a versão simplificada.
Para aqueles que já entregaram a declaração, é possível fazer uma versão retificadora com as doações. O limite de 6% do imposto devido é dividido da seguinte forma: 3% para fundos da criança e do adolescente e 3% para o fundo dos idosos.
Confira abaixo o passo a passo para doar ao Rio Grande do Sul:
De acordo com as estatísticas mais atualizadas da Receita Federal, até o último domingo (12), as destinações de Imposto de Renda a projetos sociais somaram R$ 97,44 milhões.
Segundo informações da Agência Brasil, o total de doações chega a 95.181, considerando que cada contribuinte consegue fazer mais de uma doação.
De acordo com estimativas da própria Receita Federal, o total poderia ter atingido R$ 5,91 bilhões, se todos os contribuintes que entregaram até essa data tivessem feito a doação.






