sábado, junho 27, 2026
No Result
View All Result
PODER
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
No Result
View All Result
Poder
Home Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

by Redação
novembro 7, 2025
in Saúde
0
Petrobras anuncia Bruno Moretti como novo presidente do conselho




Seis dos nove municípios da Baixada Santista registraram 44 casos de meningite em 2025 e sete mortes decorrentes da doença. As cidades que informaram os dados no último balanço foram Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.   

De acordo com a prefeitura de Santos, houve seis casos confirmados no município este ano e um óbito. Em 2024, foram 20 casos e duas mortes.

Em Cubatão, são três casos e três óbitos em 2025, enquanto no ano passado foram registrados cinco casos e duas mortes. 

Em Praia Grande, em 2025, são 11 casos e três óbitos; no ano passado, foram 13 casos e três mortes. Em Mongaguá, foram registrados este ano três casos, sem óbitos; em 2024, foram três casos e uma morte.

No município de Itanhaém, em 2025, foram registrados quatro casos e nenhum óbito. Em São Vicente, foram 17 casos confirmados neste ano. As prefeituras não informaram os dados de 2024.

As meningites podem ser causadas por vírus ou bactérias e diferem entre si no que diz respeito ao tratamento e prognóstico clínico. Há sintomas que são comuns a todas, como febre alta, dor de cabeça forte, rigidez na nuca (que impede abaixar o queixo até o peito), náuseas ou vômitos e sensibilidade à luz.

As autoridades recomendam procurar o serviço de saúde no aparecimento dos sintomas, para avaliação clínica e adoção de conduta terapêutica.

“A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza e monitora a investigação epidemiológica dos casos de meningite na região da Baixada Santista, além de acompanhar a evolução dos casos em conjunto com os municípios”, disse a pasta, em nota. 

Para evitar a doença, é recomendado reforçar a higiene das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após o uso de sanitários; manter a limpeza e desinfecção regular de superfícies, brinquedos e utensílios compartilhados assim como a boa ventilação dos ambientes; evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos, talheres e garrafas; e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.



Fonte da notícia

ShareTweet
Redação

Redação

Mais da CBN Posts

Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês

by Redação
junho 26, 2026
0

O estado de São Paulo confirmou mais três casos de sarampo nesta sexta-feira (26), envolvendo crianças com idades entre 6...

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Ministério da Saúde inicia projeto-piloto com semaglutida no SUS

by Redação
junho 26, 2026
0

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (26) o início do uso da semaglutida em pacientes atendidos pelo Sistema Único...

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento

by Redação
junho 26, 2026
0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (26) o funcionamento da plataforma Voy, que oferece tratamentos e...

UBSs realizam Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado em SP

Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos

by Redação
junho 26, 2026
0

O Ministério da Saúde recomendou, nesta sexta-feira (26), a aplicação da chamada dose zero da vacina tríplice viral em crianças...

Quadro de saúde de Raoni é grave, mas estável, diz Hospital São Paulo

Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

by Redação
junho 26, 2026
0

Raoni Metuktire, de 93 anos, liderança dos Kayapó, se recupera bem da recente cirurgia realizada para desobstrução intestinal. Segundo boletim...

Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+

Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+

by Redação
junho 26, 2026
0

A incidência de tabagismo entre pessoas homossexuais e bissexuais é 76% maior do que entre os heterossexuais, aponta um levantamento...

Next Post
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 451,5% ao ano

Brasil capta US$ 2,25 bilhões em títulos no mercado internacional

Poder

© 2025 - Todos os direitos reservados

Siga-nos

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação