terça-feira, junho 23, 2026
No Result
View All Result
PODER
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
No Result
View All Result
Poder
Home Saúde

Pesquisadora Margareth Dalcolmo recebe medalha Oswaldo Cruz

by Redação
março 13, 2026
in Saúde
0
Pesquisadora Margareth Dalcolmo recebe medalha Oswaldo Cruz




A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Margareth Dalcolmo recebeu nesta sexta-feira (13) a medalha de mérito Oswaldo Cruz, honraria concedida pela Presidência da República a personalidades e iniciativas que tenham contribuído com o bem-estar e a saúde física e mental dos brasileiros. 

Margareth Dalcolmo se tornou uma das principais vozes de orientação durante a pandemia de covid-19. Desde o início da emergência sanitária, a pesquisadora da Fiocruz fez alertas sobre a importância das medidas de isolamento e em defesa da vacinação.

Ao receber a homenagem, a cientista lembrou que o decreto de pandemia, feito pela Organização Mundial da Saúde, completou seis anos na última quarta-feira (11). 

“Neste dia, eu gravei um pequeno e modesto vídeo anunciando que seria uma tragédia que se abateria sobre o Brasil e infelizmente era verdade. Nós fizemos o primeiro alerta”, disse. 

Margareth Dalcolmo também lembrou das dificuldades de enfrentar os discursos negacionistas. 

“Deu muito mais trabalho descontrair a retórica nociva ao povo brasileiro do que informar sobre os progressos que nós conseguimos fazer. Nós fizemos isso porque é nossa obrigação, porque é isso que nós sabemos fazer. Esse é o meu compromisso de todo dia. A nossa ideologia é cuidar de pessoas. Vou ficar velhinha fazendo isso”. 

A concessão oficial da medalha foi feita em setembro de 2024, mas a pesquisadora não pode participar da cerimônia em Brasília. Por isso, recebeu a medalha, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento no Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta (13). 

A apresentação da medalha foi feita pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, colega de Margaret na Fiocruz e que presidiu a instituição durante a pandemia. Nísia destacou que os serviços prestados pela pesquisadora à população não se encerraram com o fim da emergência sanitária. 

“Além de todo o trabalho durante a pandemia, de informar as pessoas, de ser uma alento na sua comunicação, dando as palavras da ciência e orientando as família, Margareth colaborou conosco o tempo todo no Ministério e colabora até agora pra que nós sejamos de novo referência de vacinação no mundo”, garantiu a ex-ministra.



Fonte da notícia

ShareTweet
Redação

Redação

Mais da CBN Posts

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

by Redação
junho 22, 2026
0

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra...

CEO da Hapvida desenvolve estudo em Paris que permite identificar precocemente risco de diabetes

CEO da Hapvida desenvolve estudo em Paris que permite identificar precocemente risco de diabetes

by Marina Roveda
junho 22, 2026
0

São Paulo, junho de 2026 – Uma pesquisa desenvolvida na HEC Paris, uma das escolas de negócios mais prestigiadas do...

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

by Redação
junho 22, 2026
0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, nesta segunda-feira (22), o status de produtos da marca Ypê que tiveram...

Raoni tem quadro de saúde estável, sem febre e com rins funcionando

Raoni tem quadro de saúde estável, sem febre e com rins funcionando

by Redação
junho 22, 2026
0

O cacique Raoni Metuktire, de 94 anos, apresenta quadro de saúde estável nesta segunda-feira (22) e continua a se recuperar...

Festas juninas e julinas acendem alerta para risco de queimaduras

Festas juninas e julinas acendem alerta para risco de queimaduras

by Redação
junho 22, 2026
0

Festas juninas e julinas de São João intensificam a necessidade de cuidados com materiais que podem provocar queimaduras nas crianças...

Realidade dos manicômios judiciários é tema do Caminhos da Reportagem

Realidade dos manicômios judiciários é tema do Caminhos da Reportagem

by Redação
junho 22, 2026
0

No primeiro semestre de 2025, 1.655 pessoas em todo o país ainda estavam internadas em hospitais de custódia e tratamento...

Next Post
Previdência e BNDES querem incluir ESG na gestão de fundos de pensão

Previdência e BNDES querem incluir ESG na gestão de fundos de pensão

Poder

© 2025 - Todos os direitos reservados

Siga-nos

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação