
Karina Faleiros Publicado em 24/01/2025, às 12:32
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passará a receber os relatórios das chamadas recebidas pelas prestadoras de telefonia móvel e fixa, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.
O sistema Coleta de Dados Anatel, implementado em janeiro deste ano, colherá os relatórios. O objetivo do sistema que recebe dados de originadores de chamadas indesejadas é permitir que a Anatel proteja o consumidor mais rapidamente de possíveis golpes por chamadas telefônicas.
De acordo com a Anatel, o envio dos dados faz parte de um conjunto de mediadas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de reduzir o incômodo aos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil e evitar fraudes por telefone. Como resultado, houve a redução de 184,9 bilhões dessas chamas, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, em todo o país.