
Maria Clara Campanini Publicado em 28/08/2024, às 14:01
O número de cidades que decretaram situação de emergência pelos incêndios florestais neste mês, o aumento foi de 354% se comparado com 2023, mostra levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios.
De acordo com o Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional, neste mês foram registrado situação de emergência em 118 municípios.
O levantamento mostra que 4,4 milhões de pessoas foram afetadas pelos incêndios, sendo que a maioria, foi alcançada pelos efeitos da poluição do ar e perda de biodiversidade.
Os estados que tiveram o maior número de decreto foram: São Paulo -com 51 municípios-, Mato Grosso do Sul -35 registros-, Acre – 22 registros.
Já foram reconhecidos pelo governo federal como situação de emergência em 12 municípios em Mato Grosso do Sul. Os outros processos ainda estão em andamentos.
É estimado um prejuízo de R$ 10 milhões em assistência médica emergencial para saúde pública, que pode aumentar com os impactos causados pela exposição da população à fumaça.