
Karina Faleiros Publicado em 30/08/2023, às 11:52
Nesta terça-feira (29), foi comemorado o Dia de Combate ao Fumo, e o Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, de Santos, consiste em ajudar aqueles que querem abandonar o vício.
No total, foram 939 pessoas, que largaram o cigarro participando do programa.
Criado em 2014, o programa atendeu 2.082 pessoas, o que representa uma taxa de sucesso de 45%.
“Estima-se que cerca de oito milhões de pessoas morram por ano no mundo devido a complicações causadas pelo fumo”, disse a secretaria de Saúde da cidade.
Segundo informações do Costa Norte, aqueles que buscam deixar o hábito, podem se inscrever nos grupo de incentivo nas policlínicas de referência de seus endereços, e são abertos a qualquer morador de Santos. As turmas são abertas periodicamente, e os interessados são convidados a participar.
Hoje, os grupos em andamento estão nas unidades Gonzaga, Vila Nova, Jabaquara e São Bento, nos quais não são aceitos mais participantes, para não interferir na rotina de desenvolvimento já estabelecida.
O programa consiste em sete reuniões, em princípio semanais, nas quais são passadas informações sobre métodos que ajudam a diminuir o uso do tabaco já no início do tratamento.
Existem casos que são oferecidos medicamentos, conforme observação e prescrição médica; a atividade em grupo promove depoimentos dos participantes com o intuito de construir uma rede de apoio e o compartilhamento de experiências, para estimular a descontinuidade do hábito.