quarta-feira, setembro 17, 2025
No Result
View All Result
PODER
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação
No Result
View All Result
Poder
Home Saúde

Pessoas prolixas chegam a ser intoleráveis, assim como as concisas demais

by Redação
abril 4, 2025
in Saúde
0
Alguns acham que ir diretamente ao ponto é sempre um mérito. Nem sempre - Imagem: Pixabay
Alguns acham que ir diretamente ao ponto é sempre um mérito. Nem sempre – Imagem: Pixabay

Reinaldo Polito Publicado em 01/09/2023, às 09:39

É preciso muita paciência para aguentar pessoas prolixas. Elas falam, falam, falam, e não conseguem pôr ponto final em suas arengas. Por outro lado, gente concisa demais também pode ser irritante. Interrompem a sequência de qualquer assunto, e obrigam o interlocutor a “fabricar conversa”.Nos dois casos, é possível resolver o problema com a técnica adequada. É um passo a passo que permite a quem fala em público, ou precisa se relacionar socialmente, estabelecer uma medida agradável para as suas apresentações.

Alguns acham que ir diretamente ao ponto é sempre um mérito. Nem sempre. Além de a pessoa correr o risco de se tornar desagradável, há outro dado relevante que precisa ser considerado.Até nas apresentações corporativas esse excesso de objetividade pode provocar prejuízos. A pesquisa divulgada pela Universidade de Maryland mostra um dado impressionante: se o orador partir diretamente para o assunto principal, sem fazer antes uma introdução que o ajude a conquistar os ouvintes, suas chances de ser vitorioso serão reduzidas em 30%. Portanto, concisão demais leva às vezes a resultados negativos.

A respeito dos tagarelas noveleiros nem é preciso muitas explicações. Nunca encontrei uma pessoa que dissesse gostar de ouvir histórias sem fim. Ao contrário, na primeira oportunidade, arrumam uma desculpa e se afastam. Como, então, contornar esses entraves que são veneno para a boa comunicação?

No caso das conversas, exceto o início, que é o momento dos cumprimentos, o que ocorre depois é uma troca de informações e de opiniões sobre determinado tema. Perguntas abertas, como, por exemplo: por quê? de que maneira? como? ajudam no desenvolvimento do contato.Uma rápida história interessante pode também servir para ilustrar o tema abordado e tornar o relacionamento mais instigante. A pessoa que fala não se torna objetiva em excesso, e, sendo precavida, não estica em demasia os casos, nem repete o que já foi dito, tornando o momento agradável.Já para quem fala em público há peculiaridades que devem ser observadas. Uma breve introdução é recomendável em todas as circunstâncias. Não custa nada fazer um rápido agradecimento logo depois de cumprimentar o grupo, e mostrar de forma clara quais os benefícios que todos terão com a mensagem.Observe que nessas circunstâncias o tempo a ser consumido, de maneira geral, é mínimo. Além de o orador não se estender e evitar a prolixidade, também não será conciso a ponto de não esclarecer o que deve ser evidenciado.

Na sequência, é preciso, logo após a introdução, revelar em poucas palavras qual o assunto que será abordado. Não há necessidade de usar mais que uma ou duas frases para informar aos ouvintes a respeito do tema que será abordado. Por exemplo, em uma reunião: “O objetivo desse nosso encontro é o de estabelecer as metas de vendas para o próximo semestre”.

Durante as conversas, essa preocupação de informar qual será o assunto pode ser afastada. As ideias se sucedem naturalmente e o tema já fica subentendido. Trocar perguntas é uma boa solução para evitar a prolixidade e concisão demasiada.

Ao falar em público, o orador deve revelar qual o problema que pretende solucionar, ou fazer um histórico da novidade que deseja expor. Dessa forma, irá instruir adequadamente sobre o que irá desenvolver, facilitando a compreensão dos ouvintes.

No relacionamento social, na maioria das circunstâncias, muito raramente a intenção é a de solucionar problemas. Nesses casos, o objetivo é o de comentar sobre assuntos da atualidade, contar histórias de viagens, ou de fazer revisão de fatos curiosos dos quais o grupo tenha participado.

Finalmente, nas apresentações em público, dará a solução ao problema ou mostrará a novidade prometida, que é, na realidade, o objetivo do discurso. Um bom exemplo ajuda as pessoas a entenderem de um jeito mais evidente o que foi proposto.

Com toda a sequência desenvolvida, chegou o momento de encerrar. Uma boa conclusão é a de pedir que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com as propostas feitas.

Durante uma conversa é importante observar o comportamento das pessoas. Se alguém começa a cruzar e descruzar os braços, dar tapinhas nas pernas, colocar um dos pés mais para o lado, é sinal de que talvez seja interessante partir para as despedidas.

É uma estrutura lógica para apresentar qualquer tipo de mensagem, tanto para falar em público quanto para se relacionar socialmente. Ao seguir cada uma dessas etapas, a pessoa não pecará por falta nem por excesso de palavras.

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão de Marketing e Comunicação e Gestão corporativa na ECA-USP. Escreveu 34 livros, com mais 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram: @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no https://reinaldopolito.com.br/home/

ShareTweet
Redação

Redação

Mais da CBN Posts

Anvisa proíbe venda de azeite Los Nobles e de suplemento alimentar

Anvisa proíbe venda de azeite Los Nobles e de suplemento alimentar

by Redação
setembro 16, 2025
0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do azeite de oliva da marca Los Nobles em todo o território...

Petrobras anuncia Bruno Moretti como novo presidente do conselho

Comissão vai avaliar inclusão da PrEP injetável no SUS

by Redação
setembro 16, 2025
0

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) vai avaliar a inclusão da forma injetável da...

Saúde começa a emitir Cartão SUS com base no CPF

Saúde começa a emitir Cartão SUS com base no CPF

by Redação
setembro 16, 2025
0

O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do...

Governo quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários

Governo quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários

by Redação
setembro 16, 2025
0

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, destacou nesta segunda-feira (15) que umas das prioridades do governo...

Câncer de pulmão: 15% dos casos acontecem em não fumantes

Lei institui campanha para conscientização sobre câncer de pulmão

by Redação
setembro 15, 2025
0

Lei publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União institui a campanha Agosto Branco, que anualmente irá conscientizar a...

Institutos de Saúde do Brics propõem fortalecimento de parcerias

Institutos de Saúde do Brics propõem fortalecimento de parcerias

by Redação
setembro 15, 2025
0

Os institutos nacionais de saúde dos países que compõem o Brics querem intensificar parcerias técnicas e científicas, para combater problemas...

Next Post
Faustão agradece santista doador de coração com vídeo emocionante; assista - Imagem: reprodução Twitter

Faustão agradece santista doador de coração com vídeo emocionante; assista

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poder

© 2025 - Todos os direitos reservados

Siga-nos

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esporte
  • Economia
  • Saúde
  • Educação